sábado, 1 de janeiro de 2011

Yggdrasil: A Árvore da Vida

Dedico esse post à Guilherme Peixoto.



É uma árvore colossal, na Mitologia Nórdica, que era o eixo do mundo.

Localizada no centro do universo liga os nove mundos da cosmologia nórdica,cujas raízes profundas estão situadas em Niflheim que ficavam os mundos subterrâneos. Em Niflheim existe um dragão chamado Nidhogg que devora sem parar as raízes da árvore com o objetivo de a destruir; mas existem vários animais escondidos em Yggdrasil que distraem Nidhogg, um deles é o esquilo Ratatosk.

O tronco é Midgard, ou seja, o mundo material dos homens. Odin se enforcou em um dos seus galhos, mas voltou a vida com mágica.

A parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chama-se Asgard ( a Cidade Dourada), a Terra dos Deuses. Lá se encontra a ponte Bifrost ou Ponte Arco-Íris que se liga à Midgard.

Valhala é o local onde os guerreiros Vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.

Conta-se que Yggdrasil tem propriedades místicas. Suas folhas são capazes de trazer os mortos de volta a vida e que em suas frutas estão respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo, ela é sempre guardada por uma centúria de Valquírias, denominadas protetoras, e somente os Deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas dizia-se que apenas um de seus frutos curaria qualquer doença.

:.Os Nove Mundos de Yggdrasil
Para os nórdicos, o mundo do homem era nada mais que um ramo da grande Yggdrasil. Nove mundos possui, e por eles passou Odin antes de obter o segredo das runas. A árvore divide-se em três partes: Niflheim, Midgard e Asgard ( raiz, tronco e copa). Pode-se ligar isto a representaçãodo ciclo do nascimento, vida e morte.

As raízes são três: a primeira dirige-se para a Fonte de Hvergelmir, a segunda à Fonte de Mimir e a última à Casa das Nornas, o Destino. Os mundos são:

§Midgard: Representado por Jera, a runa do ciclo anual.
Reino dos humanos correspondendo à Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord
 
O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda. O nome original do que hoje é chamado Midgard era conhecido como Mannheim (lar dos homens), mas os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região como se fosse o castelo mais importante do local. Logo, Midgard, em algumas fontes antigas, era a mais imponente construção do mundo dos homens, Mannheim.

Midgard é representada como sendo um mundo intermédio entre Asgard e Niflheim (respectivamente o paraíso e inferno nórdicos). De acordo com a lenda, foi formada da carne e do sangue do gigante de gelo Ymir, a carne formando a terra; e o sangue, o oceano que a rodeia. Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.

§Asgard: Mundo dos Aesir. É representado por Gebo, a runa da troca.
Sleipnir
Os muros que cercam Asgard foram construídos por um gigante (identificado freqüentemente e equivocadamente como Hrimthurs). Como pagamento por seu trabalho, ele deveria receber a mão de Freya em casamento que é uma das deusas mais belas e também Deusa da fertilidade, do sol e da lua. O acordo só valeria desde que o trabalho fosse terminado dentro de seis dias. O gigante possuía um cavalo muito rápido e forte. Com o intuito de evitar honrar o acordo, Loki por ciúme da deusa e tentando agradar seu pai Odin, transformou-se em uma égua e no último dia do acordo ele foi lá e seduziu o cavalo mágico do gigante,Svadilfari. Deste modo, o trabalho não foi terminado a tempo, e os deuses conseguiram evadir-se do pagamento. Loki em compensação pela "distração" do cavalo do gigante pariu Sleipnir, o cavalo de 8 patas que posteriormente, foi dado a Odin como um presente.

Heimdall
O guardião de Asgard é Heimdall. A planície de Ida é o centro de Asgard. Os Aesir encontram-se lá para a discussão de temas importantes - os deuses masculinos reúnem-se em um salão chamado Gladsheim, e as deusas em um salão chamado Vingolf.








§Vanaheim: Mundo dos Vanir. É representado por Ingwaz, a runa da semente.
Este mundo estaria situado em Asgard, no nível mais elevado do universo. Os Vanir eram, geralmente, os deuses mais benevolentes, relacionados à agricultura e à natureza, ao contrário dos Aesir, que eram considerados deuses da guerra e extremamente passionais.

Freya, Frey e Njord
Os Vanir guerrearam momentaneamente com os Aesir na Guerra dos Deuses, mas se fez rapidamente a paz. Frey,Freya e Njord são considerados os três principais deuses Vanir.

Vanaheim é considerado um dos nove mundos da Mitologia Nórdica por causa de sua menção no Alvíssmál e também porque é considerado o lugar de nascimento de Njord, para onde o deus retornará durante o Ragnarok. Isto parece implicar que o Vanaheim não será afetado pelo Ragnarok. Provavelmente não haverá informações adicionais sobre o lugar, pois pouca informação sobre este mundo sobreviveu até hoje.


§Helheim: Mundo dos mortos. Representado por Hagalaz, a runa do granizo.
O domicílio dos mortos, governada por Hel, cujo nome é compartilhado com o próprio lugar. 

Hel
Este mundo é amontoado com todos os espectros opacos e titirantes daqueles que morreram sem glória, doentes ou com idade avançada. Helheim é o reino mais frio e baixo na ordem total do universo. Encontra-se abaixo da terceira raiz de Yggdrasil, perto de Hvergelmir e de Nastrond. O Nastrond ( praia de cadáveres) é uma sala dentro do reino de Hel onde irão as almas dos assassinos, os perjuros e os mentirosos notórios. Lá como também em todo resto de Helheim, o sol nunca brilha e as portas das salas se abrem todas para o norte. As paredes estão cobertas de serpentes que olham para todos lá dentro, cospem sem parar seu veneno de modo que isso flui em torrenciais pela sala e tudo cheira com vapores venenosos.


Helheim foi construído sobre Niflheim, o mundo mais profundo da mitologia nórdica. Algumas fontes dizem que Helheim conteria outros nove mundos, mundos esses equivalentes a um lado negativo dos nove mundos originais da Yggdrasil.


Ymir é morto por Froelich
§Svartalfheim: Mundo do anões ou elfos escuros. Representado por Elhaz,a runa do teixo.
O termo elfo escuro pode ser uma sugestão em relação ao seu lugar de residência, muito mais do que de sua natureza presumida, embora fossem descritos como mesquinhos e incômodos para seres humanos, na comparação aos angelicais elfos luminosos. Além da semelhança de suas vidas subterrâneas, Svartálfar teve muitos outros traços que também são atribuídos a eles assim como aos anões. Entre estes, incluem seu crescimento a partir das larvas da carne de Ymir, o giro ao redor de uma pedra quando expostos à luz do dia, e serem parecidos com os seres humanos, porém feios e deformados.


Frey
§Ljusalfheim: Mundo dos elfos de luz. Representado por Dagaz,a runa do dia.
Pouco foi encontrado sobre esse mundo.
É regido por Frey,um dos Vanir.


É um mundo considerado sutil, habitado por fadas e outro seres etéreos.




Gigantes e Freya
§Jotusalheim: Mundo dos gigantes. Representado por Nauthiz, a runa da necessidade.
A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotusalnheim é Utgard. Gastropnir, lar de Menglod; e Thrymheim, repouso de Tiazi, era ambos lugares situados em Jotusalheim, que era governado pelo rei Thrym.




Nidhogg
§Niflheim: Mundo do gelo eterno. Representado por Isa, a runa do gelo.
Significa Lar do nevoeiro. É o reino da escuridão e das trevas, envolvido por um nevoiro perpétuo. Nele habita o dragão Nidhogg que devora sem cessar as raízes da Yggdrasil. Após o Ragnarok o dragão se dedicará a atormentar as almas que fiquem no mundo.

Em um dos mitos, Niflheim é a matéria fria, o oposto ao Muspelheim, a matéria quente. O mundo nasceu do choque destas no espaço mágico, chamado Ginnungagap.


§Muspelheim: Mundo do fogo. Representado por Sowilo, a runa do sol.
Surt





É o lar dos Ogros de Fogo, dos quais Surt era o mais poderoso.
Acha-se que o Muspelheim era o mais elevado de todos os reinos, e se encontrava acima de Asgard, o lar dos Aesir. Mais ao norte encontrava-se Niflheim, o reino do gelo.
Na Mitologia Nórdica a criação inicia-se do contato entre o fogo e o gelo no imenso vazio inicial se criando a água. Os objetos brilhantes do céu noturno, como planetas, cometas e estrelas surgiram das chispas do Muspelheim.
No Ragnarok, os céus abrir-se-ão e Surt sairá do Muspelheim seguido de todos seus gigantes, marchando para Asgard e destruindo a seu passo a ponte Bifrost.


FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário