quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Calendário



Do latim, calendarium, que veio de calendas, o primeiro dia de cada mês no calendário romano. Calendas veio do verbo latino calare, proclamar anunciar.
O calendário era uma total confusão nos primeiros anos da civilização romana.
Rômulo, o primeiro soberano, tentou dar uma ordem ao caos atribuindo 31 dias a alguns meses e 30 a outros. E o calendário ficou com 304 dias e 10 meses, começando em Março – o que explica a referência numérica dos nomes dos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.

Martius
Mars (Marte), deus da agricultura, depois da guerra, pai de Rômulo e Remo. Esse mês marcava o início da primeira estação, a primavera.
Aprilis
Aphrilis, corruptela de Aphrodíte, nome grego da deusa Vênus – suas festas ocorriam no primeiro dia desse mês romano; para outros, Aprilis veio de aperire, abrir, porque esse era o mês em que os botões das flores começavam a se abrir.
Maius
A deusa Maia, deusa da primavera e do cultivo.
Junius
A deusa Juno, deusa da vida social e moral, protetora das mulheres.
Quintilis
Quintus, cinco.
Sextilis
Sextus, seis.
September
Septem, sete.
October
Octo, oito.
November
Novem, nove.
10º December
Decem, dez.

No século seguinte, Numa Pompílio, sucessor de Rômulo, acrescentou dois meses no calendário romano, cada um em seu extremo.

1. No início do ano:
Januarius
De Janus, o deus guardião de todas as portas e entradas (no caso a entrada de um novo ano). Seu diminutivo januella deu no português janela. Em inglês, janitor é porteiro.
2. No final do ano: Februarius
De Februa, uma festa religiosa de expiação e purificação que acontecia todo dia 15 desse mês. Como Fevereiro era o último mês do ano e tinha apenas 23 dias, os romanos sempre acertavam a diferença entre o final do ano de seu calendário com o final do ano solar acrescentando alguns dias após 23 de Fevereiro (o último dia do ano). Por isso é que hoje o ano bissexto recebe um dia a mais nesse mês.

            Em 1º de Janeiro de 45 a.C., Júlio César promoveu uma reforma no calendário, que passou a ter 365 dias e 12 meses (a essa altura, Fevereiro já vinha depois de Janeiro). Em homenagem póstuma a Júlio César, o mês Quintilis passou a se chamar Julius.
            Depois o senado romano decidiu homenagear o sucessor de César, seu sobrinho-neto Otávio – conhecido com o título de Augusto (consagrado) -, perpetuando o seu nome num mês do calendário. Concederam ao imperador o direito de apontar o mês que levaria seu nome, e ele escolheu Sextilis, o mês imediatamente seguinte a Julius. Mas aí apareceu um problema: o mês com o novo nome, Augustus, teria 30 dias e viria logo após o de Julius, com 31 dias. E Augusto, com a modéstia de um imperador romano, refletiu: “Meu mês não pode ser menor que o de César”. Como, então, acrescentar um dia a esse mês? Procura daqui, procura dali, e Augusto acha a solução: de Februarius, que tinha ficado com 29 dias desde Júlio César, ele retira o último dia e traz para seu mês. Por isso, Julho e Agosto ficaram com 31 dias. Para evitar que três meses seguidos – Julho, Agosto e Setembro – ficassem com 31 dias, Augusto tirou um dia de Setembro e outro de Novembro e os acrescentou a Outubro e Dezembro.
            Mas nem tudo ficou acertado. O calendário juliano determinava que se acrescentasse um dia no final de Fevereiro, de 4 em 4 anos, sem exceção, o que fazia com que cada ano tivesse a duração de 365,25 dias. No início, a distorção era insignificante, mas com o passar dos séculos, foi se avolumando.
            Em 1582, o papa Gregório XIII fez a correção final para o calendário dos nossos dias (o calendário gregoriano), determinando a forma de estabelecer qual ano é bissexto: é o que acontece de 4 em 4 anos e é divisível por 4, com a seguinte exceção: o ano final de um século só é bissexto quando divisível por 400, como é o caso de 1600 e 2000 (1700, 1800 e 1900 não foram anos bissextos). A correção promovida por Gregório XIII eliminou 10 dias do ano; assim, em 1582 quem foi dormir no dia 4 de Outubro acordou no dia 15.
            Por que o nome de bissexto para um ano que acontece de quatro em quatro anos? Bissexto veio do latim bisextus, formado de bi (duas vezes) + sextu (sexto), porque o ano de 366 dias tem duas vezes o número seis.

Texto retirado do livro “A Casa da Mãe Joana”
de Reinaldo Pimenta     
Edição de 2002


Nota de Anamathy:
Recomendo esse livro.
É sobre curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas.
Para saber mais clique > A Casa da Mãe Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário