quinta-feira, 24 de março de 2011

137º Aniversário de Harry Houdini

Só pra comemorar a coincidência.
Harry Houdini, um dos maiores mágicos e ilusionistas de todos os tempos, nasceu em 24 de março de 1874, na cidade de Budapeste, Hungria, com o nome de Erik Weisz. Mudou-se com os pais para os EUA aos 4 anos de idade, para a cidade de Appleton, Wisconsin, cidade esta em que Houdini alegava ter nascido em entrevistas posteriores. Chamá-lo de mágico e ilusionista é até reduzir sua habilidade. Ele estava mais para “escapista”, com uma habilidade incrível para abrir ferrolhos e algemas.


Começou na carreira de mágico aos 17 anos, sem grande sucesso. No entanto, após 1899, seus truques com algemas lhe renderam fama, fazendo com que se apresentasse nas melhores casas da época e rendendo-lhe um tour pela Europa no ano seguinte. Em 1912, começou a se apresentar se livrando da famosa “Câmara de Tortura Chinesa“. Nesta câmara, Houdini usava suas habilidades para prender a respiração por até três minutos, livrando-se de algemas mergulhado de ponta-cabeça na água.

Audacioso, chegou a quase encontrar a morte em um de seus truques, onde foi enterrado vivo sem caixão. Neste número, Houdini entrou em pânico ao cavar seu caminho de volta à superfície e desmaiou assim que colocou a mão para fora da terra, precisando ser resgatado.
Harry também atuou em outras frentes. Escreveu um livro em 1909, Handcuff Secrets(Segredos da Algema, em tradução livre), onde revelava vários de suas técnicas para se livrar de algemas; estrelou vários filmes, entre eles The Man From Beyond (O Homem do Além) e a série The Master Mystery (O Segredo Mestre); e se destacou desmascarando charlatães espiritualistas nos anos 1920, documentando suas técnicas em seu livro A Magician Among the Spirits (Um Mágico entre Espíritos).
Houdini morreu em 31 de outubro de 1926, aos 52 anos, vítima de uma peritonite, resultado de apendicite não tratada. Alguns dias antes, alegando que não sofria ferimentos quando golpeado acima da linha do estômago, um estudante, J. Gordon Whitehead, golpeou-lhe sem que tivesse tempo para se preparar. Há quem acredite que essa teria sido a causa da peritonite, embora Houdini já sofresse de apendicite desde alguns dias antes.
Houdini se manteve apresentando até o dia 24 de outubro, recusando-se a ir a um médico. Após uma febre de 40 graus e um desmaio no palco em Detroit, o mágico foi internado, falecendo sete dias depois





Nenhum comentário:

Postar um comentário