terça-feira, 21 de dezembro de 2010

De onde Veio o Natal?

Yule!
No Hemisfério Norte, dia 21 de Dezembro, se comemora Yule. Uma festa pagã.
Esse é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá a luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê. É importante notar que no Hemisfério Norte, o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.

O hábito de trazer Pinheiros para dentro de casa, é um hábito totalmente pagão: o Pinheiro, o Azevinho, e tantas outras árvores utilizadas no Natal são árvores que possuem as folhas perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes. É desta data antiga que se originou o Natal Cristão.

Nesta época, a Deusa dá a luz o Deus, que é reverenciado como Criança Prometida. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo parar que os Deuses rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria.


                                                                                                                                            Anamathy
        
Nota: No Hemisfério Sul, comemoramos Yule em 21 de Junho.


Um comentário:

  1. Como as culturas se misturam.
    O cristianismo não deixa de fazer adaptações dos antigos rituais pagãs.

    ResponderExcluir